Você tem Sobrepeso Mental...?

Se você tem a impressão de que seu corpo está sempre cansado, rígido ou dolorido, talvez você tenha problemas com excesso de peso. Não estamos falando de aumento de peso corporal ou perímetro craniano, mas de excesso de peso mental. Um excesso de pensamentos negativos, inertes e improdutivos.

 

Durante o dia, imaginamos, compreendemos, refletimos, criamos, calculamos, tomamos decisões, em outras palavras, passamos nossas vidas pensando. No entanto, nem todos os pensamentos são úteis ou válidos, na verdade, às vezes pensamos demais e inutilmente e nos encontramos com um excesso de pensamentos inúteis.

 

De acordo com o Dr. Michael Shadlen, um pesquisador do Instituto Mortimer B. Zuckerman Mind Brain Behavior Institute, em Columbia (Estados Unidos), “a maioria dos pensamentos circulando em nosso cérebro é o resultado do subconsciente, o que significa que apesar do nosso cérebro está trabalhando, não estamos cientes disso “.

Consequentemente, a qualidade de nossos pensamentos determina o curso de nossa vida cotidiana. Nosso desenvolvimento depende de idéias conscientes e inconscientes que se cruzam em nossa mente.

Pensamentos negativos fazem sua mente ficar gorda

Pensamentos tóxicos recorrentes nos deprimem porque não trazem nenhum benefício. Eles são raciocínios vazios e até mesmo tóxicos e são processados em nossa mente consciente. Em outras palavras, o excesso de peso mental não é o resultado de processos, impulsos ou desejos mentais reprimidos, é o resultado de uma elaboração intencional.

 

São pensamentos supérfluos e inúteis, portanto, em vez de nos ajudar a aprofundar nosso conhecimento sobre nós mesmos ou nos dar outras vantagens cognitivas, eles roubam nossas energias e retardam o processo de elaboração consciente. Eles nos impedem de ser criativos, entender ou aprender novas habilidades. Eles nos bloqueiam e paralisam nossas qualidades.

 

Por essa razão, no caso do excesso de peso mental, nossos pensamentos agem como junk food, gerando consequências físicas semelhantes às da obesidade, incluindo fadiga física, dificuldade para caminhar ou esforço físico, problemas respiratórios, aumento da sudorese, dor articular generalizada ou até mesmo alterações cutâneas, como acne.

Causas de excesso de peso mental

Existem diferentes tipos de pensamentos tóxicos, mas alguns dos mais comuns são:

A crítica: quando repreendemos, julgamos ou condenamos alguém, estamos realmente criticando a nós mesmos. Nós desvalorizamos nossa auto-estima e projetamos toda a nossa impotência no outro.

 

• Compaixão: a vitimização é um dos obstáculos da mente que nos impede de avançar. A mudança requer deixar este túnel de compaixão por si mesmo e não estagnar em pensamentos nefastos, negativos, frustrantes ou impotentes.

 

• As suposições: o único propósito das suposições é nos desgastar. As conjecturas, as previsões ou as hipóteses não fazem senão criar danos e excesso de peso mental de uma maneira quase automática. Como esperamos entender o que alguns de nós pensam se nem sempre sabemos disso?

 

As hipóteses e segundas intenções: “se eu tivesse feito isso agora …”, “talvez eu devesse ter ido…”. Se naquela época não fizemos algo, não faz sentido nos atormentarmos. Eles são apenas pensamentos autodestrutivos.

 

sobrepesomental.png

Como agilizar a mente?


Para evitar a toxicidade mental e suas consequências, não devemos permitir que os pensamentos nos dominem. Em outras palavras, devemos aprender a controlá-los. Para este fim, podemos colocar em prática as seguintes sugestões:

 

Descansando a mente: a meditação é um exercício fantástico para atrair apenas idéias positivas. Outras práticas artísticas, como a pintura, ajudam a aliviar a tensão e substituem os pensamentos inúteis por outros pensamentos mais produtivos. Leitura, cinema, conferências e seminários são ótimas maneiras de descansar sua mente.

 

Eliminar as toxinas sociais: identificamos as relações sociais que nos prejudicam. Por exemplo, se nos cercarmos de pessoas que são fofoqueiras demais e que têm críticas fáceis, então nos comportamos da mesma maneira. Precisamos buscar um ambiente mais sereno que transmita força, energia e positividade.

 

Silencie seus pensamentos: vamos parar com esses pensamentos tóxicos recorrentes. Por mais absurdo que pareça, devemos primeiro nos concentrar intensamente nessas idéias negativas e, após alguns minutos, eliminá-las radicalmente e abruptamente. Nós esvaziamos a mente.

 

Se os pensamentos negativos são esporádicos, seu impacto físico é mínimo. Se, por outro lado, eles são constantes, podem vir a inibir nossas habilidades e comprometer nossa qualidade de vida.

 

Pessoas que sofrem de excesso de peso mental se afastam da realidade e tentam preencher suas lacunas com a riqueza pessoal dos outros. São indivíduos que precisam descarregar seus pensamentos improdutivos e se livrar de todas as emoções desagradáveis que causam. Não devemos nos deixar contaminar.

 

Se cuidarmos da qualidade de nossos pensamentos, também cuidamos da qualidade da nossa vida e consequentemente da energia ao nosso redor. Não existe prosperidade quando a negatividade domina!!

 

Texto extraído da página: Pensar Contemporâneio!

 

Quer mesmo mudar sua Vida?

 

Em 17 dias você pode aprender Feng Shui e utilizar a energia para conquistar seus objetivos em 2019! Clique no botão abaixo:

 

e-books.jpg

E-books

 

 

Um jeito simples, rápido e prático de mudar sua Vida! Exercícios práticos para o dia a dia e que podem tirar você da mesmice! Quer saber mais?

capa-curso.jpg

Curso Online Feng Shui

 

 

Você faz no seu tempo e em qualquer dispositivo! Esse é um curso rápido e prático, mas ao mesmo tempo intenso, pois a partir do momento de sua inscrição, já estará trabalhando com a sua energia!